ECOBIO Produtos Orgânicos
Olá, Visitante! Conecte-se em sua conta ou cadastre-se.

Estratégias sustentáveis para economizar em casa

Publicada em 08 de Outubro 2018.

A sustentabilidade pode andar de mãos dadas com a economia financeira, poupando o meio ambiente e os recursos naturais e ainda impactando positivamente no orçamento familiar. Mas afinal, quais estratégias são recomendadas para quem busca gastar menos e ainda fazer bem para o ambiente?

Existem várias formas de ser sustentável e econômico ao mesmo tempo. Abaixo, concentramos algumas dicas! 

Cuide do seu lixo - O Brasil é um dos países que mais geram lixo no mundo. Segundo o estudo Panorama dos Resíduos Sólidos, lançado em 2016 pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), geramos anualmente 78,3 milhões de toneladas de lixo urbano. 91% desse total foi coletado de forma adequada pelos municípios brasileiros, mas metade foi destinada a lixões e aterros inadequados, trazendo péssimos impactos para a natureza e a saúde da população. Portanto, cuidar do lixo é também ajudar a reduzir a quantidade de resíduos e diminuir o descarte inadequado. Separe o material reciclável, destinando-o a cooperativas especializadas ou a catadores. Já o lixo orgânico pode ser decomposto e transformado em adubo por meio da compostagem caseira. 

Aquecimento solar - O aquecimento solar, seja para uso residencial, comercial ou industrial, tem se tornado cada vez mais presente em território nacional. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a microgeração de energia solar cresce aproximadamente 407% ao ano, com predomínio residencial (80% do total). O principal uso é do aquecedor para banho, que proporciona banho quente e confortável sem gastar energia elétrica e reduzindo o impacto no meio ambiente e no bolso, afinal a energia solar é infinita e gratuita. 

 Compre de quem faz - Reduza o consumo de alimentos industrializados, que não fazem bem para a saúde e ainda causam impacto no ambiente em sua produção. Prefira obter produtor de pequenos produtores, seja de alimentos orgânicos ou artesanais. Os ovos da granja, os legumes, frutas e verduras do pequeno agricultor que planta em sua propriedade, os doces e compotas de doceiros artesãos, são formas de se alimentar com mais consciência e de fazer girar a economia alternativa. Roupas, acessórios e até mesmo móveis podem seguir a mesma lógica, reforçando o poder dos microempresários e trazendo mais qualidade para dentro de casa. O ambiente também agradece! 


Leia mais em: http://www.diariodigital.com.br/economia/estrategias-sustentaveis-para-economizar-em-casa/174494/

 

Fonte: diariodigital.com.br