ECOBIO Produtos Orgânicos
Olá, Visitante! Conecte-se em sua conta ou cadastre-se.

3 motivos para consumir orgânicos

Publicada em 13 de Fevereiro 2020.

3 motivos para consumir orgânicos

O solo é a base do trabalho orgânico.O solo é a fonte de nutrição para a planta, livre de produtos agrotóxicos, químicos ou transgênicos. Além da produção de alimentos mais saudáveis e naturais, a grande vantagem dessa escolha é que a produção orgânica permite um manejo sustentável do meio ambiente de forma equilibrada, com foco na preservação e harmonia dos elementos da natureza.

Então, por que escolher produtos orgânicos? Confira nossas 3 dicas principais!

 

1. Saúde

Durante a vida de uma pessoa (com média de 70 anos) cerca de 25 toneladas de alimento passam pelo sistema digestivo. Mesmo que contaminados com teores baixos de agentes químicos, é possível que ocorra alguma contaminação durante a vida. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), os efeitos da exposição crônica aos agrotóxicos podem acontecer muito tempo após a exposição e causar infertilidade, impotência, abortos, malformações, neurotoxicidade, desregulação hormonal, efeitos sobre o sistema imunológico e câncer.

Já os alimentos produzidos sem a presença desses agentes químicos contêm maior potencial anticancerígeno, e segundo pesquisas, podem aumentar a imunidade, melhorar a atividade metabólica do corpo e os índices de reprodução, além de todos os benefícios de uma alimentação mais saudável.

 

2. Meio ambiente

Os alimentos produzidos organicamente têm potencial para reestabelecer e reforçar a biodiversidade agrícola, ou seja, contribuem para a preservação do meio ambiente onde são cultivados. Apoiados por movimentos como o slow food, busca-se um alimento bom (para ser saboreado com calma e mais saudável), limpo (sem prejudicar o meio ambiente) e justo (produzido por produtores locais, com transparência e honestidade social).

 

3. Sabor e durabilidade

Não é por acaso que chefs de cozinha preferem produtos orgânicos! O sabor autêntico dos grãos, legumes e frutas fica mais evidente quando são cultivados organicamente. A educação para o gosto, o conhecimento das tradições e da cultura alimentar apontam para novos caminhos que ligam a gastronomia aos princípios agroecológicos.

Local: www.organicsnet.com.br/consumo-responsavel/10-motivos-para-consumir-organicos/