ECOBIO Produtos Orgânicos
Olá, Visitante! Conecte-se em sua conta ou cadastre-se.

Adote um estilo de vida saudável na quarentena

Publicada em 22 de Junho 2020.

Adote um estilo de  vida saudável na  quarentena

Passos para um estilo de vida saudável
1. Faça um diário alimentar
Sabe aquele caderno de anotações que está esquecido na gaveta? Nele, você pode anotar todas as suas escolhas alimentares ao longo do dia – e perceber quais itens poderiam ser substituídos por opções mais saudáveis. “Ao longo da semana, você terá uma noção melhor da qualidade da comida que ingeriu”, diz a nutricionista Glauce Carvalho, da Clínica Saúde Carvalho, de São Paulo.

2. Trace objetivos
“Reeducar sua rotina, com alimentação saudável e atividade física, só vai dar certo se for um projeto de vida. Mas é importante também celebrar as conquistas menores.” Trace dois objetivos, um a médio e outro a longo prazo. Cada etapa deve ser comemorada.

3. Use as redes sociais a seu favor
As redes sociais podem trazer motivação. Por isso, vale seguir perfis de pessoas que são inspirações para você — seja um instrutor de ioga e meditação, uma pessoa que fale sobre autoaceitação ou um nutrólogo. Desse modo, você sempre terá dicas sobre como ter um estilo de vida saudável.

Mas também é preciso ter cautela, alerta a nutricionista. “Existe muita informação errada na internet. Consultar um especialista também é importante para avaliar qual alimentação é melhor para você”. E nada de exagerar também: excesso de informação, principalmente aquela que nos deixa preocupado ou angustiado, pode ter o efeito contrário e gerar desânimo.

4. Pratique exercícios físicos!
Inserir exercícios na rotina vai fazer a diferença na disposição e até qualidade do sono. “Se movimentar é essencial para aumentar o gasto calórico, mas é preciso tomar cuidado com as compensações. Muitas vezes a desmotivação vem quando se come mais do que se gasta”, alerta Glauce.

Quem se mexe mais tem mais chances de estar contente. Um estudo científico inédito publicado em janeiro de 2017 na revista PLOS One mostrou que as pessoas que possuíam uma vida mais ativa eram mais felizes no dia a dia.

5. Livre-se do que não te faz bem
Por que não fazer uma limpeza geral na despensa de casa e na geladeira? Seja honesto consigo mesmo: guloseimas, processados e ultraprocessados podem até ser deliciosos, mas quando consumidos com muita frequência, fazem mal para o corpo. Por isso, diminua o estoque de bolachas recheadas, sucos e comidas açucaradas e faça mais receitas saudáveis da BOA FORMA. Pegue esta dica: “Quando for às compras, tenha uma lista dos alimentos em mãos e vá direto aos produtos que precisa.”

6. Organize a sua rotina
Manter a rotina durante a quarentena é essencial para a sua saúde mental e faz parte de um estilo de vida saudável. Anotar todas as tarefas diárias em uma agenda, por exemplo, não só ajuda o cérebro a se organizar melhor como também nos traz um certo conforto. Mas lembre-se que estamos em um momento excepcional. Não se cobre tanto e adapte seu cotidiano de acordo com os afazeres a mais que surgiram com o isolamento social.

A mesma coisa é válida para as refeições. Separar um dia para organizar a alimentação da semana inteira é uma opção que pode impedir que, em dias de muito cansaço, você se renda a ingredientes maléficos ao organismo. “Os alimentos pré-cozidos e congelados, como brócolis, couve flor, sopas, caldos e carnes refogadas, deixam a vida mais simples. Desse modo, você terá uma boa parte do cardápio organizada. Depois, é só descongelar e fazer um sanduíche ou um prato mais leve”, ensina a especialista.

7. Cuide da mente
A combinação alimentação equilibrada + exercícios físicos é a receita clássica para quem quer adotar um estilo de vida saudável. Mas falta um fator muito importante nessa equação: a saúde mental! Distraia a mente com a leitura, meditação ou até práticas como a ioga.

8. Não seja tão duro consigo mesmo
Ser focado é muito importante, mas radicalismo pode gerar frustração. A dica para manter um estilo de vida saudável com equilíbrio é saber escutar suas vontades: permita-se comer as coisas que você gosta muito, ou até tirar um dia para descansar e ser “improdutivo”. Tudo na medida certa.

 

Fonte: https://boaforma.abril.com.br/estilo-de-vida/8-passos-faceis-para-voce-adotar-um-estilo-de-vida-saudavel/ 

Atendimento via WhatsApp