ECOBIO Produtos Orgânicos
Olá, Visitante! Conecte-se em sua conta ou cadastre-se.

Comida orgânica faz pessoas "sabotarem" a dieta

Publicada em 24 de Setembro 2010.

Ideia de que alimento é mais saudável faz pessoas comerem mais do que deveriam

Os alimentos orgânicos, que levam pouco ou nenhum agrotóxico, são considerados mais saudáveis por serem mais naturais, mas podem prejudicar a dieta das pessoas. Isso porque os consumidores consideram que esses produtos têm menos calorias, o que não é verdade, de acordo com um estudo da Universidade de Michigan.

Segundo Norbert Schwarz, professor de marketing da universidade, os rótulos que informam que o alimento é orgânico geralmente silenciam sobre as calorias do produto. Por isso, as pessoas que se esforçam para comer de forma mais saudável, com alimentos menos calóricos, e acabam optando pelos orgânicos podem, eventualmente, consumir mais calorias.

Por meio de um estudo, o pesquisador descobriu que os americanos acreditam que os alimentos orgânicos contêm menos calorias e, portanto, são mais adequados para comer com mais frequência do que o alimento convencional. Isso acontece mesmo quando os rótulos nutricionais desses produtos listam a mesma quantidade de calorias.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores mostraram informações nutricionais do biscoito feito com farinha orgânica e açúcar e outro feito com farinha tradicional para cem estudantes. O rótulo mostrava claramente que uma porção de dois biscoitos, de ambos os tipos, continha 160 calorias. No entanto, 38% dos participantes pensaram que o biscoito orgânico tinha menos calorias do que o tradicional. Além disso, os participantes consideraram o consumo dos biscoitos mais apropriado quando tinham algum ingrediente orgânico.

Os pesquisadores ainda fizeram um teste com outros 200 estudantes. Eles foram questionados se uma mulher que está querendo perder peso deveria comer uma sobremesa orgânica, como uma tigela de sorvete ou um biscoito de chocolate, ou ignorar o prato.
Eles descobriram que, para elas, comer uma sobremesa feita com ingredientes orgânicos seria mais benéfico do que comer uma sobremesa convencional para manter a forma.

De acordo com Jonathon Schuldt, um dos responsáveis pela pesquisa, as pessoas têm mais chances de esquecer de suas rotinas físicas quando escolhiam a sobremesa orgânica.

- Milhões de americanos pretendem perder peso comendo comida orgânica, incluindo sobremesas, promovendo esse comportamento como um substituto efetivo da perda de peso.