ECOBIO Produtos Orgânicos
Olá, Visitante!Conecte-se em sua conta ou cadastre-se.

Conheça os princípios básicos da agricultura orgânica

Publicada em 06 de Abril 2023.

Conheça os princípios básicos da agricultura orgânica

“A agricultura orgânica é um sistema de produção comprometido com a saúde, a ética e o meio ambiente. Seu objetivo principal é desenvolver uma atividade economicamente viável, ecologicamente correta e socialmente justa. Por meio dela, os recursos naturais devem ser explorados, de forma racional e sustentável, sem o emprego de aditivos químicos”, afirma Silvio Roberto Penteado, autor do Livro Agricultura Orgânica da Aprenda Fácil Editora.

Produtos orgânicos = alto valor agregado

O agricultor orgânico produz alimentos com alto valor agregado, o que garante maior renda à família rural. A demanda por produtos livres de agrotóxicos aumenta a cada ano, o que impulsiona agricultores tradicionais a investirem no sistema orgânico de produção. Afinal, os consumidores preferem pagar mais por produtos orgânicos para terem acesso a alimentos saudáveis sem resíduos químicos.

Princípios básicos da agricultura orgânica

Dentre os princípios básicos da agricultura orgânica, temos: o solo como organismo vivo (deve permanecer o mais intacto possível); o emprego de adubos orgânicos (baixa solubilidade), o controle preventivo de pragas e doenças (sem uso de agrotóxicos); as plantas daninhas como parte integrante do sistema (usadas como plantas de cobertura, mas podem ser roçadas); a preservação do solo e da água (maior equilíbrio ambiental).

Vantagens da agricultura orgânica

Além disso, a agricultura orgânica previne a erosão do solo, viabiliza a biodiversidade, garante a qualidade da água, melhora a qualidade de vida das famílias rurais, melhora a renda das famílias que trabalham no campo, favorece o crescimento de pequenos agricultores, reduz gastos com a produção, garante aos consumidores um estilo de vida mais saudável e favorece a descoberta de sabores naturais.

Fonte: https://afe.com.br/artigos/conheca-os-principios-basicos-da-agricultura-organica 

Atendimento via WhatsApp