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Consumo de alimentos saudáveis cresce no Brasil

De acordo com um estudo da agência de pesquisa Euromonitor, o consumo de alimentos saudáveis no Brasil vem crescendo nos últimos anos.

- O mercado de alimentação ligado à saúde e ao bem-estar cresceu 98% no país de 2009 a 2014.

- O setor movimenta US$ 35 bilhões por ano no Brasil, que é o quarto maior mercado do mundo.

- Para 28% dos brasileiros, consumir alimentos nutricionalmente ricos é muito importante.

- E 22% da população opta por comprar alimentos naturais e sem conservantes.

De acordo com Maria Tereza Bertoldo Pacheco, pesquisadora da área de Química de Alimentos do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), ligado à Secretaria de Agricultura de São Paulo, o cultivo de crucíferas como brócolis, couve-flor, alho e cebola tem crescido. Entre os frutos, ela destaca o açaí, que, segundo pesquisas, tem alta atividade antioxidante.

Produtos como quinoa, da linhaça, do goji berry, do açafrão e da chia vêm ganhando espaço na mesa dos brasileiros e nas lavouras.

 

Público glúten free

Quem está pensando em investir no mercado de alimentação natural deve prestar atenção aos alimentos sem glúten. A demanda de consumo desses alimentos vem aumentando a cada ano e o mercado atende a pelo menos dois tipos de público: pessoas que sofrem da doença celíaca e os que seguem dietas que restringem o consumo da proteína.

Segundo o Conselho Nacional de Saúde (CNS), há dois milhões de pessoas no Brasil afetadas pela doença. E as dietas “detox” estão formando uma legião de apreciadores dos benefícios que a ausência de glúten na alimentação propicia.

O principal desafio dos adeptos do regime é encontrar substitutos à altura do trigo e dos produtos com ele produzidos.

 

Cuidados com a produção dos alimentos

Estabelecimentos que produzem alimentos sem glúten em uma cozinha onde se manipulam itens que levam farinha de trigo, por exemplo, devem buscar orientação para evitar a contaminação cruzada.

O pó da farinha de trigo no ar, o uso comum de utensílios e equipamentos, a limpeza inadequada e a falta de programação de produção de alimentos com e sem glúten são as principais causas desse tipo de contaminação, que pode causar muitos danos à saúde de celíacos.

 

Público vegetariano

Outro público que vem crescendo é o público vegetariano, e aproveitar esse crescimento é uma ótima oportunidade de negócio. Uma pesquisa realizada pelo Ibope revelou que:

- 15,2 milhões dos brasileiros se declaram adeptos do vegetarianismo.

- Isso corresponde a 8% da população do país

- A escolha por uma vida mais saudável altera conforme a idade, aumentando entre as pessoas de 65 a 75 anos.

- Já entre os jovens de 20 a 24 anos, o percentual é ligeiramente menor: 7%.

- Assim como entre homens e mulheres de 35 a 44 anos.

Isso mostra que há demanda por produtos e serviços focados nesse tipo de cliente. Vale acrescentar que os negócios focados nos vegetarianos também têm entre seus clientes as pessoas que não se declaram vegetarianas, porém são favoráveis a uma alimentação mais saudável.

 

Fonte: https://bit.ly/1Xrkgda

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