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Alimentação saudável pode aliviar o estresse

A vida agitada, o trânsito, o trabalho, entre outros, tornam comuns as queixas de sintomas relacionados ao estresse. Esses sintomas geralmente vêm acompanhados de cansaço, insônia, dores de cabeça e mal-estar.

É possível aprender formas de controlar os sintomas do estresse, que podem causar problemas de saúde a curto e longo prazo.

A alimentação possui um papel muito importante no controle do estresse, já que fornece nutrientes que vão ajudar na formação de substâncias que podem proporcionar sensação de relaxamento e bem-estar.

 

- Quais os sintomas do estresse?

Os sintomas que podem ser desencadeados pelo estresse são diversos, como os principais:

- Problemas intestinais, seja prisão de ventre ou diarreia;

- Taquicardia;

- Contrações musculares;

- Repentinas alterações de humor;

- Insatisfação pessoal;

- Cansaço intenso.

 

- Que alimentos podem combater o estresse?

Os alimentos podem ser grandes aliados na redução do estresse, devido aos seus nutrientes e suas funcionalidades Confira:

Cereais integrais: Grande parte dos cereais como aveia, arroz, trigo, milho, quinoa e outros são ricos em vitaminas do complexo B. Quando o estresse está presente, o corpo utiliza a glicose desordenadamente, consumindo então as proteínas do músculo como fonte de energia. O ideal então é se alimentar de alimentos ricos em carboidratos complexos e vitaminas do complexo B, como é o caso dos cereais integrais.

Banana: rica em triptofano e vitamina B6, nutrientes ligados à produção de serotonina, neurotransmissor do bem-estar. Pode ser consumida em forma de creme de banana e abacate batidos sem açúcar;

Chás: de melissa, de capim-cidreira, de camomila e de maracujá são ótimos para acalmar e combater a ansiedade e o estresse;

Cacau: também é rico em triptofano, além de ser um bom antioxidante. Pode ser consumido com frutas, como maçã e banana assadas;

Abacate: ajuda a controlar os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Pode ser consumido puro e também em saladas e patês. Uma opção é bater no liquidificador abacate, cacau e mel e levar essa mistura à geladeira;

Grão de bico: é riquíssimo em vitamina B6 e em triptofano. Utilize em saladas, ou como patê (hommus) com torradas integrais.

 

Além da alimentação, outras mudanças de hábito podem ajudar no controle dos sintomas do estresse, como praticar exercícios físicos com frequência, por exemplo. Os exercícios estimulam a liberação de substâncias que aumentam a sensação de bem-estar. Vale fazer qualquer tipo de exercício, como caminhada, natação, yoga, ginástica, entre outros.

Permita-se viver os momento de folga: desprenda-se um pouco da rotina de trabalho, nem que seja apenas aos finais de semana.

Procure atividades que façam você se sentir bem!

Caso os sintomas persistam, procure sempre acompanhamento médico e psicológico.

Fonte: Adaptado: www.natue.com.br/natuelife/alimentacao-no-controle-do-estresse.html

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