Ecobio Loja de Produtos Orgânicos
Menu

Dicas de Sustentabilidade em casa

Mas como posso praticar sustentabilidade?

Todos ouvimos falar eventualmente de sustentabilidade nos noticiários. Infelizmente, esse tema não é tratado com a devida atenção. Todos nós sabemos que devemos efetuar coleta seletiva, economizar água, economizar energia… contudo, parece que fazer além disso torna-se um sacrifício muito grande, um desperdício de tempo e energia em algo que não é, a princípio, palpável. Lembre-se da definição anterior, sobre não afetar a possibilidade das gerações futuras de utilizar os recursos naturais.

Ser sustentável custa caro?

Existem formas e formas de ser sustentável. Algumas técnicas que passarei adiante exigem investimentos sim. Contudo, há formas de economizar/substituir essas técnicas por outras mais baratas. Como o importante é a harmonia com a natureza, geralmente pode-se utilizar de muitos materiais reaproveitados para desenvolver suas soluções. Com criatividade, é possível tornar nosso planeta melhor.

A seguir, gostaria de passar 11 dicas, em sua maioria muito simples, para você tornar sua vida mais sustentável em sua casa.

#Dica 1 – Reciclagem do lixo

Reciclar significa transformar um objeto usado em um produto novo para o consumo. A prática tornou-se mais comum nos últimos anos, dado o benefício para o ambiente como um todo.

No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera renda, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem ajuda a diminuir significativamente a poluição da água, do ar e do solo. Muitas empresas estão reciclando materiais como uma maneira de diminuir os custos de produção de seus produtos.

Outro importante benefício gerado pela reciclagem é a quantidade de novos empregos que ela tem gerado nos grandes centros urbanos. Muitas pessoas sem emprego formal (com carteira registrada) estão buscando trabalho neste ramo e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio, por exemplo, já são comuns nas grandes cidades do Brasil.

As cidades estão cada vez mais adotando dias para a passagem dos caminhões de recicláveis. Fique atento às datas, deixando sempre o lixo separado (recicláveis vs degradáveis).

#Dica 2 – Compostagem do lixo doméstico

A compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica. A técnica de compostar ajuda na redução das sobras de alimentos, tornando-se uma solução fácil para reciclar os resíduos gerados em nossa residência.

No fim do artigo, adicionarei alguns links sobre composteiras domésticas – que são muito úteis para a transformação do lixo em material orgânico – que você poderá utilizar em suas plantas.

#Dica 3 – Cultive seu alimento

Cultivar o próprio alimento possui diversas vantagens. Além de você ter alimentos orgânicos de fácil acesso, funciona também como uma terapia, pois demanda paciência e cuidado para o bom cultivo. A parte positiva desse tipo de cultivo é que não há limitações para espaço. Se você possui apartamento, é possível cultivar temperos em vasos pequenos, ou fazer um cultivo vertical.

Pode-se também cultivar diversos tipos de brotos, como de girassol, feijão, alfafa. Eles são extremamente nutritivos, podendo ser cultivados em um simples pote de vidro.

Se você mora em um lugar maior, é possível desenvolver uma horta, ou mesmo uma estufa para o cultivo de seus próprios alimentos.

#Dica 4 – Iluminação LED

A iluminação a LED (light emitting diode) foi um marco na área de iluminação, com a substituição das antigas lâmpadas incandescentes e fluorescentes. Elas possuem vida útil cerca de 40x maior que das lâmpadas incandescentes. Com apenas 10 W você deixa um ambiente iluminado com a mesma intensidade que a incandescente de 60 W ou a fluorescente compacta de 15 W. Além disso, lâmpadas fluorescentes possuem mercúrio em sua composição, o que é prejudicial ao meio ambiente.

A utilização dessas lâmpadas, em conjunto com interruptores que ajustam a intensidade delas, no lugar do tradicional interruptor liga/desliga, proporcionarão uma boa iluminação, além de muita economia.

#Dica 5 – Utilização da luz natural

Existem diversas técnicas de construção que permitem a entrada de luz natural pelo ambiente. Vidros prismáticos, geometria dos espaços, prateleiras de luz, iluminação zenital são apenas algumas dessas técnicas. A orientação da construção na direção Norte-Sul e evitar a entrada direta da radiação do Sol, impedindo o efeito do “ofuscamento” também são dicas importantes.

A luz natural também é importante para a nossa saúde. Estudos comprovam suas ações inclusive em processos de síndrome de depressão, associadas a ausência prolongada de luz natural (bem comum em países europeus).

#Dica 6 – Telhados verdes

Os telhados verdes possuem como principal vantagem a absorção de parte da radiação solar, reduzindo as famosas “ilhas de calor”, aumentando a qualidade ambiental da sua cidade como um todo. Eles melhoram também o isolamento térmico, mantendo a temperatura mais amena no verão, eliminando a necessidade de ar-condicionado, gerando mais economia de energia, além de ajudarem também o isolamento acústico. Os preços para instalação variam entre R$ 150,00/m² a R$ 250,00/m².

#Dica 7- Atenção ao Selo PROCEL

O Selo PROCEL foi instituído em 1993, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia. Ele indica os eletrodomésticos com melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria. Cada equipamento candidato ao selo deve ser submetido a ensaios em laboratórios indicados pela Eletrobras. Fique atento para este selo ao adquirir um novo equipamento.

#Dica 8 – Captação da àgua da chuva

Em 2015, passamos por um período de grande escassez de água pelo país. Desde então, as pessoas têm se conscientizado mais a respeito do papel da água na sociedade, e o quanto a falta dela pode influenciar negativamente em nossas vidas. Esta água poderá ser utilizada para diversos fins, como para molhar as plantas, utilizar em descargas, limpeza do quintal, etc. Não é recomendável o consumo da água da chuva.

#Dica 9 – Sistema de aquecimento de água

Você também pode optar pela energia solar para o sistema de aquecimento de água. Hoje em dia, já existem diversos modelos de placas de captação de energia solar, além de geradores que permitem aquecer a água do banho sem gastar eletricidade. O gasto inicial pode ser significativo, mas além do baixo impacto no meio ambiente, a economia que esses sistemas de aquecimento geram ao longo dos meses compensa todo o investimento.

#Dica 10 – Reaproveitamento da água utilizada

Outra dica interessante refere-se ao reaproveitamento da água utilizada no banho, lavagem de roupas, ou outras tarefas que exigem utilização de água limpa, para outros fins como, por exemplo, descarga do banheiro ou lavagem de quintais. Existem também algumas técnicas de filtragem de água com esse tipo de origem, relacionadas a decantação, adição de compostos orgânicos e mesmo plantas filtradoras (estou adicionando alguns links no fim do artigo).

#Dica 11 – Informe-se

Existem diversas fontes de informações interessantes sobre o assunto sustentabilidade. Procure no seu bairro instituições focadas em ações sustentáveis, como cultivo orgânico, técnicas de reaproveitamento de materiais, seja por meio de artesanato, marcenaria, etc. Existem canais no YouTube voltados para estes temas, como economia de água, energia elétrica, entre outros. Tudo está sob seu alcance, procure se informar cada vez mais.

É isso pessoal, espero que você tenha gostado das informações. Se o conteúdo foi útil de certa forma, peço por gentileza que compartilhe com seus amigos.

 

Fonte:https://www.eusemfronteiras.com.br/11-dicas-de-sustentabilidade-em-casa-mesmo-em-tempos-de-crise/ 

Atendimento via WhatsApp
Esta loja pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.