Ecobio Loja de produtos orgânicos
Menu

Orgânicos podem melhorar a saúde

Uma boa maneira de evitar problemas de saúde é incorporando alimentos orgânicos no seu cardápio. Esse tipo de produto não possui substâncias químicas tóxicas, geralmente encontradas em alimentos cultivados com agrotóxicos. Os orgânicos ainda preservam em sua composição a qualidade da água, a fertilidade do solo e a vida silvestre.

O cultivo desse tipo de alimento é baseado nas leis da natureza, ou seja, respeita as diferentes épocas de safra e todo o manejo agrícola é voltado para a preservação dos recursos naturais, além de respeitar os direitos de seus trabalhadores.

Apesar dos inúmeros benefícios, comprar orgânicos no Brasil ainda é caro. Isso acontece porque é difícil manter o cultivo saudável e natural do alimento, desde sua germinação até a hora da colheita. Os pesticidas têm função de reduzir as perdas na produção, garantindo uma maior produtividade, tornando o aspecto do produto melhor e aumentando o lucro do produtor.

Os agricultores de orgânicos perdem frequentemente safras inteiras devido à fragilidade de suas plantações. Mas a única maneira de baixarem os preços é se aumentarmos a demanda para reduzir os custos. Por esse motivo, ao incluir produtos orgânicos nas compras incentivamos a produção e torná-los mais baratos a longo prazo. Uma alternativa que pode sair mais barata é comprar cestas de orgânicos.

Para saber se o produto que você está adquirindo é livre de resíduos tóxicos, fique atento ao selo de certificação que acompanha os orgânicos. Vale lembrar que o alimento hidropônico não é considerado orgânico, pois utiliza adubos químicos solúveis. A diferença é que ao invés de ser cultivado na terra, a produção é realizada na água.

Se não for possível consumir somente os orgânicos, dê prioridade aos produtos que no cultivo tradicional são os mais bombardeados de pesticidas, como: tomate, morango, uvas (isso vale para frutas frescas, secas ou sucos de garrafa), pêssego, pimentão e folhas em geral.

Caso opte pelos alimentos de cultivo tradicional (com veneno), o ideal é que você escolha os de tamanho menor. Isso geralmente indica que eles foram menos agredidos pelo uso do agrotóxico. Outra dica é descascar bem qualquer alimento cultivado na maneira tradicional, já que o veneno contido nas plantações sobrepõe-se ao beneficio que a casca do alimento possui.

 

Fonte: https://www.personare.com.br/conteudo/organicos-podem-melhorar-a-saude-m1134 

Atendimento via WhatsApp
Esta loja pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.